Startupi - Empreendedorismo no Brasil

Muitos estão antenados com o que acontece nos EUA e Europa em relação a novos empreendimentos. Principalmente naqueles referentes a tecnologias baseadas em web. Pelo menos eu acho que estão. Eu também estou.


Para quem percebeu, a há mais ou menos um mês, acontecia na quadra da EAESP-FGV o prêmio Brasil, em parceria com o CENN,(Centro de Empreendedorismo de Novos Negócios) que escolheria 4 startups para serem financiadas numa condição especial lá. Havia várias empresas, desde laboratórios com inovações nos processos de biotecnologia até produtoras e desenvolvedoras de jogos em flash. Na época, conheci alguns dos empreendedores que lá estavam e me perguntei por que motivo não havia grande divulgação do que eles faziam, em contraste com o que acontece na mesma linha nos EUA ou Europa.


Pesquisei um pouco do assunto e, alguns dias atrás, por meio de um amigo que está fazendo um curso de mídia no Colorado, descobri o Startupi.com.br. Esse site também é um StartUp, mas o que eu chamaria de Meta-StartUp, pois o seu objetivo é mapear, formar e fortalecer uma rede de StartUps brasileiras(ou brasileiros?). É um link interessante para quem se interessa por empreendedorismo ou, até quem esteja apenas procurando por novos serviços para consumir. Vale a pena manter o link nos favoritos e conferir de tempos em tempos para ver o que há de novo e dar uma força aos empreendedores do Brasil.


Eles têm também um mapa com todas as StartUps brasileiras cadastradas,

Para quem estiver procurando aplicativos de web 2.0, há o FeedMyApp. Lá você encontra uma profusão deles.


Uma StartUp interessante que estava no prêmio Brasil é a Pligus. Na ferramenta, você pode criar salas de conferência virtuais e compartilhar o link com seus amigos. Hoje, tem capacidade para áudio, vídeo, chat, texto e desenho, tudo compartilhado. No dia em que perguntei para os fundadores e programadores, eles disseram que logo integrariam com a API do Google Docs. Fica de sugestão para os GVnianos sem tempo para estar nas suas reuniões de grupo de Finanças, Gestão I, e todos os outros episódios em time pelos quais um GVniano precisa passar.

Um comentário: