Método para Pesquisa de Marketing de baixo custo

Muitos, ou todos, de vocês vão em algum momento precisar elaborar alguma pesquisa de marketing para o curso. Seja para empreendedorismo, seja para Gestão I, Gestão III, Estatística ou qualquer outra matéria.


Na maioria das vezes, essa pesquisa será no formato de questionário. Um questionário, como é de se esperar, tem um determinado público-alvo. Esse público-alvo nem sempre é facíl de ser encontrado. Muita gente acha que a lista do msn é uma boa amostra para a pesquisa. Não é. O incentivo que os respondentes da sua lista do msn têm para realizar a pesquisa seriamente são mínimos, sem contar que isso também fica muito viesado por quem for interlocutor(você).


Ideal é conseguir a tal da amostra aleatória. Mas como? Segundo a Zilla, em aula, basta você ficar na rua e elaborar um algorítmo de pergunta. Pergunta para um, vira 45 graus, conta três pessoas, pergunta para outro. Todos os GVnianos tem bastante tempo livre para fazer isso mas mesmo assim acabam por fazer de outras formas. Inventam respondentes, testam a capacidade artística dos membros do grupo em artes cênicas e criam uma legião de personagens que responde os questionários. É uma beleza. Até os que querem levar a matéria a sério precisam, em certo ponto, forjar os dados para atingir o famigerado n = 198, para conseguir os 90% de erro na amostra.


Eu sempre me interessei pela área de inteligência de mercado e pesquisa de Marketing, então sempre tentei ao máximo, nessas matérias, evitar a criação de dados. Acho que alguns já fazem isso. Quando preciso fazer uma pesquisa de mercado, seja ela com público abrangente ou um nicho, eu uso o twitter para conseguir respostas. Calma lá, há um método e alguns pressupostos.


Pressupostos

  • O perfil psicográfico dos usuários abordados no twitter são semelhantes ao do resto do seu público-alvo
  • A distribuição de usuários do Twitter é semelhante à distribuição de pessoas e classes sociais no Brasil(ou lugar em questão)
  • As pessoas dizem, em suas páginas do Twitter, o que realmente pensam. - Não há ironia em seus tweets
  • Há redução semântica nos tweets. Podem são classificados em positivos(falam bem de algo), negativos(falam mal de algo). Há quem diga que existe a classificação de neutro, mas se a citação de uma marca não foi positiva ou negativa, por que foi citada? Para alguns especialistas em SEO, uma citação neutra pode ser considerada positiva, pois aconteceu devido a uma relação positiva que o usuário tem com a marca.
De cara são esses os pressupostos dessa metodologia. Vale dizer que é evidente que  distribuição é de fato o maior problema desse método. A maior parte dos usuários do Twitter está entre 21 e 30 anos(veja a apresentação abaixo dos resultados da pesquisa da Bullet)



Agora para o método de conseguir amostras mais próximas do que seria a tal da amostra aleatória da Estatística


  1. Saiba o seu produto - Parace obvio, mas é necessário saber exatamente sobre o que se está pesquisando. Faça inferências sobre os consumidores desse produto para testar com as suas respostas do questionário. Assuma, por exemplo, que consumidores de determinado produto ou categoria de produto gostam de determinado assunto(isso é de suma importância para os próximos passos)
  2. Faça uma análise semântica do produto. Que emoções ele tenta passar? Quem é o público alvo do produto? Que palavras estão associadas ao produto? Por exemplo, a Nescau, posso atrelar a palavra "esporte".
  3. Tendo uma lista de palavras, aos entrevistandos. Entre no Twitter, crie uma conta, ou, de preferência, use a sua conta já existente. É importante que a sua conta tenha atividade normal, caso contrário o algorítmo do twitter identifica a nova conta como spammer e logo a suspende. Além disso, os usuários se sentem mais à vontade quando vêem uma pessoa de verdade pedindo ajuda para fazer uma pesquisa.
  4. Comece a procurar as palavras da lista na searchbox e dispare o link do questionário pedindo ajuda para a pesquisa. Para evitar trabalho, faça proveito do bom e velho ctrl+c ctrl+v, use uma mensagem padrão do tipo: "dá uma ajuda ai? responde essa pesquisa por favor?"
  5. Faça isso em diferentes momentos do dia e não se esqueça de agradecer às pessoas que responderem e enviarem mensagens no seu twitter sobre a pesquisa. Mais ainda, agradeça quem passou a pesquisa adiante para a sua lista de contatos, por mais que a responsividade disso não seja tão alta quanto a de tweets direcionados.

Divirta-se.

Eu já tive ótimas experiências com isso. Num esforço conjunto com um ex-intercambista da Fundação, conseguimos 280 respondentes em uma semana.

Quem tiver idéias a adicionar no método, por favor deixe nos comentários abaixo que incluo no texto assim que possível. Se tiver alguma experiência disso para compartilhar, ela será bem vinda nos comentários também.


Vale dizer que isso NÃO É UM MÉTODO CIENTÍFICO de se obter respostas. Há muitos pressupostos nele e muitos fatores que relaxam as premissas do método científico.



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