Saiu o Nobel de Economia

Ganharam o prêmio os três seguintes: Peter A. Diamond, Dale T. Mortensen e Christopher A. Pissarides. O primeiro, economista do MIT, indicado para liderar o FED e, por incrível que pareça, alguém de quem Paul Krugman não reclama! Repito, NÃO RECLAMA! Devem ser amigos de infância. O segundo, da Northwestern University(minha mãe estudou lá!) e o terceiro da London School of Economics.


O trabalho desenvolvido para o prêmio foi um modelo sobre os mercados em que os bens são heterogêneos, bastante heterogêneos; mais especificamente o mercado de mão-de-obra. Nesse, cada trabalhador possui uma habilidade diferente e existem grandes custos de "busca" e o produto que eles procuram também não é homogêneo. Habilidades são polivalentes, empregos que requerem habilidades também. Juntando tudo as possibilidades de emprego são inúmeras, e cada uma com um determinado preço. 


O tema fica bastante autal considerando a crise recente e o estado de desemprego no mundo todo. Desde os EUA até a Asia, países enfrentam esse tipo de problema. Do modelo, derivam novas formas de benefícios para serem usados nesse mercado e, masi profundamente, ele tenta explicar como os custos associados às contratações e às demissões afetam o desemprego. 


Segundo Pissarides, “What we should really be doing is make sure the unemployed do not stay unemployed for too long, to try to give them direct work experience,” so that they “don’t lose their attachment to the labor force.” Ou seja, é importante que, mesmo desempregado o trabalhador tenha algum relacionamento direto ou indireto com o mercado de trabalho. Acredito que isso se deve ao fato de assim ficar atualizado em relação às tendências e novas práticas. Também questiono um pouco essa frase pois: que desempregado optaria por ficar desempregado? Isso é um pouco irreal para mim, pois o Trade-off trabalho x lazer pesa para o lado do trabalho na maioria dos países, mais ainda nos desenvolvidos; acredito eu, pelo menos.


Vou ler o artigo deles e posto depois aqui mais detalhes sobre o modelo desses três.


Parabéns aos ganhadores!


Confira a notícia no The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário