Google Me vs. Facebook 2.0

Saiu essa semana a notícia de que a Microsoft fechou uma parceria com o Facebook. Alguns dizem que para aprimorar o Bing(que, convenhamos, é um lixo), outros, e eu também, dizem que é para formar a nova coalizão do mundo digital.


Quando escrevi esse post, ficou extremamente grande e achei sensato dividí-lo em dois posts. Nesse primeiro, conto um pouco da história da Internet e, depois, uma análise do cenário que está se criando em torno dos gigantes dos dias de hoje: Google e Facebook.




Talvez não seja de conhecimento de todos da história da web e, principalmente, dos conflitos ideológicos que resultaram dela. Talvez seja também muito cedo para se falar sobre esses conflitos com grande certeza, mas é importante ter algumas noções do que aconteceu na Internet para chegar ao que temos hoje.


Essencialmente a web é dividida em 1.0 e 2.0(3.0 seria a web semântica, mas ainda não é tão realidade assim). Não sei dizer tanto da origem desses nomes, mas acredito que esteja ligado aos participantes da "conversa". 


Enquanto Web 1.0, a internet era um lugar monótono em que as grandes corporações tinham como publicar conteúdo e os usuários só poderiam acessá-lo. Assim, a comunicação flui em uma direção só, das empresas para as pessoas.


Fizeram-se os blogs e criou-se a luz. Ninguém sabe ao certo quando, mas foi uma tendência geral na internet de facilitar a publicação de conteúdo, permitindo que pessoas comuns pudessem ter seu conteúdo publicado. Essa época da internet é semelhante à renascença em que a grande instituição que era a igreja tinha total controle sobre o que era estudado e ensinado. De repente, as pessoas passaram a pensar por conta própria. Agora os usuários e as empresas podiam publicar coisas, ou seja, dois actantes na produção de conteúdo, 2.0. O 3.0 vem com a entrada das máquinas nisso. Teoricamente, acontecerá quando a própria internet puder interpretar o que publicamos e publicar e pensar por si só. 


A web 2.0 trouxe muito do que vemos e usamos hoje. A Wikipedia, idealizada primeiramente pelo grande escritor Isaac Asimov é um exemplo disso. Mais do que ferramentas, a web 2.0 transformou a forma como as pessoas viam a internet e o conteúdo. As pessoas agora, como produtoras de conteúdo, passaram também a questionar velhos modelos. É também nessa época que começam os grandes choques entre novo e velho. 


O primeiro choque foi a briga judicial entre o criador do Napster e a indústria fonográfica. Napster foi processado e, como não tinha recursos comparáveis à indústria, perdeu. O atrito fez o Napster ser desligado por um tempo, mas a idéia do peer to peer continuava lá e dava corda para mais e mais novos programas como ele. Esses nós conhecemos: Kazaa, Emule, MIRC e os atuais torrents(se bem que eu não sei exatamente a origem dos torrents).


A revolução da Mídia trouxe mais um conflito na fronteira. Dessa vez, foi o Youtube que entrou em julgamento. Agora o novo mostrava as garras pois o Youtube havia sido comprado pelo Google e os 30 bilhões em caixa serviram para alguma coisa. Youtube versus Viacom. A acusação foi de que o youtube veiculava conteúdos que violavam seus direitos autorais. Que o youtube possui muitos vídeos que violam os direitos autorais todos sabemos, mas o que isso sigificou foi, na realidade, um choque entre modelos de negócio. O Google acreditava no novo modelo de mídia, as instituições tradicionais não.


O reflexo disso é a decadência tanto da indústria fonográfica quanto dos outros players da mídia tradicional; jornais, TV e etc. Todos esses estão tentando escapar do barco que afunda cada vez mais rápido.


Depois disso, temos os dias de hoje. Que tratarei no próximo post. Há várias coisas interessantes acontecendo. 


Vejam os seguintes links:


Documentário: Download - the history of the Web


http://video.google.com/videoplay?docid=380058528391483877#


DFC do Google. Com a divulgação dos resultados desse trimestre, as ações subiram 12% na NASDAQ


http://fundamentalsbeta.edgar-online.com/nasdaq_fundamentals.asp?CompanyID=633170&NumPeriods=4&Duration=2&FiscalQtr=4&documentType=3&coname=Google+Inc.&logopath=http//content.nasdaq.com/logos/GOOG.gif&market=NASDAQGS&PageName=Company+Financials&selected=GOOG&symbol=GOOG


No próximo post, uma análise do cenário competitivo que está se formando entre o Google e o Facebook.


Acho que vou demorar para escrever o próximo... preciso de mais fontes e de mais tempo rsrsrs.

2 comentários:

  1. Gostei do texto Fabiao. To esperando pelo próximo post.

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  2. Boa Masi,
    então estou meio enrrolado para escrever isso agora, mas decidi fazer meu trabalho semestral de Métricas de Mercado sobre esse assunto. Provavelmente em Novembro terá o segundo post, e será longo.... beeeem longo

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