Collaborative Consumption


Estava fuçando nos feeds de RSS disponíveis aqui no blog e acabei chegando nessa conversa do TEDx. Começou por um artigo do MIT sobre a Rachel Botsman, palestrante do vídeo e fui atrás das idéias dela.


No vídeo ela explica bem, mas vou me atrever a resumir a ópera aqui.


Segundo ela, a internet está trazendo a baixo mais um dos elemntos da economia tradicional que mantém o mercado e as trocas da forma como são: "the coincidence of wants". Isso é um dos custos de transação existente na dificuldade entre dois agentes se encontrarem. Basicamente é o problema de conseguir juntar no mesmo lugar e ao mesmo tempo duas pessoas que tenham algo que a outra quer. Se forem lembrar das teorias organizacionais de Thompson, a coincidência de desejos é o problema que as organizações com tecnologias mediadoras(Bancos, por exemplo) resolvem, ou tentam. Um banco junta, ao mesmo tempo e no mesmo lugar aqueles que querem poupar e aqueles que querem fazer empréstimos. 


Porém, com outros bens, que não o dinheiro, isso fica difícil. Ela argumenta que, com a internet, juntar as pontas de quem tem e quem quer fica cada vez mais fácil.


Identifica que a sociedade em que vivemos passa por uma mudança não só do que consumimos, mas principalmente, de como consumimos. Nessa linha, ela mostra os quatro impulsionadores dessa mudança e alguns dos efeitos disso hoje. Por enquanto, conseguiu classificar em três categorias esse tipo de rede. 

  • Redes de redistribuição: que são aquelas que reaproveitam os bens não utilizados para trocá-los por bens desejados. Acabam por aumentar o ciclo de vida dos produtos. Funciona muito bem para artigos de mídia, como filmes, livros e conteúdo de forma geral.
  • Redes de comportamentos compartilhados: são lugares em que pessoas de interesse comum colaboram entre si. O couchsurfing, por exemplo, é uma rede em que o usuário disponibiliza um sofá em sua casa para receber outro couchsurfer e, por fazer isso, pode sair mundo a fora surfando de sofá em sofá
  • Redes de produtos e serviços: são aquelas que envolvem o compartilhamento de um produto ou serviço. Por exemplo, o aluguel, em conjunto, de um carro; cada um dos locatários vão usar o carro num determinado momento, maximizando o uso do carro e atendendo às necessidades de cada um deles.

Vejam o vídeo abaixo para terem uma discussão mais elaborada disso tudo. E fica minha pergunta: 

Por quê esse tipo de rede não tem tanto impacto no mercado Brasileiro? 

Pessoalmente, acho que a origem da cultura Brasileira, do cordialismo, é algo que não combina com a colaboração, pois não há um fim mais individual. Em outras palavras, a cultura nossa é tão egoísta que nega algo que não seja egoísta, por mais que considere o aumento de bem estar do indivíduo.



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