Chrome Web Store e Cloud Computing

Para começar o ano, acho que não há nada melhor do que brinquedinhos novos, ganhos no natal para usarmos durante os próximos 365 dias. 


Aproveito a ocasião para falar um pouco da Chrome Web Store.


Primeiro, um refresco de memória: Cloud Computing. Não é do conhecimento de todos esse conceito, mas é algo que, sem sombre de dúvida, muitos ouvirão nos próximos anos.


Ninguém sabe o tamanho da tal núvem, mas é grande. A núvem é uma entidade onipresente, representada pela internet. Ok, mas e daí? O mundo da internet sempre funcionou fazendo-se uploads e downloads de coisas. No começo, você trabalhava no seu computador pessoal, deixava o documento/arquivo pronto e fazia o upload para a núvem(que ainda não era chamada assim) para outros poderem baixá-lo depois.


Com a evolução dos computadores, de browsers, e, de certa forma, com os aplicativos de webmail, a núvem começou a mostrar a cara. O aplicativo de webmail era muito confortável. Você acessava o seu e-mail de qualquer lugar, sem precisar baixar em lugar nenhum! Só precisava de uma conexão e uma senha. Deles foram evoluindo os editores de texto online.


Esse é o primeiro grande recurso da núvem: mobilidade. A núvem está onde você quiser que ela esteja, só precisa se conectar.


Além da mobilidade, os aplicativos de web começaram a usar sua capacidade própria de processamento. Websites cada vez mais complexos e cheios de recursos contribuiram para isso. Hoje, o resultado é que temos diversos aplicativos extremamente complexos disponíveis por meio de um browser.


Outra vantagem da núvem que muitas pessoas esquecem é a segurança. Imagine que você usa um editor de textos versão 1.0. Quando lançam a próxima versão, você precisa baixar e instalar a nova versão. Não atualizar os seus softwares pode significar em deixar brechas na segurança do seu computador e das suas informações. Na ótica da empresa de software, eles precisam considerar a taxa de propagação da atualização para garantir que não vão receber nenhum processo judicial por software perigoso. Quando todo o processamento está centralizado num servidor que recebe os inputs e devolve a versão final dos "documentos", só é preciso fazer atualizações nos servidores da própria empresa. Há pessoas pagas para fazer isso já, e isso é feito de uma forma muito mais rápida, diminuindo a janela de ameaça que o usuário corre. Em suma, na núvem, tudo que se usa está sempre atualizado e o usuário não precisa nem pensar nisso.


Essa última vantagem trouxe à tona novas formas de encarar o software. Até então, software era uma mercadoria. O usuário comprava o programa, instalava e usava. Agora, como o usuário está sempre entrando no aplicativo, que roda no servidor da empresa, as empresas passaram a tratar o software como serviço. É muito mais comum hoje ver sofwares com assinatura do que antes.   Daí surgem diversas formas de precificação e custeio. Talvez esse seja um tema interessante para quem for fazer um TCC ou tese de mestrado sobre negócios do séc. XXI: como uma empresa digital precificar seu produto? por megabyte armazenado? Por banda utilizada? Ou então, como ratear o overhead nos diversos produtos de uma dessas empresas?. Aí entra a velha ferramenta do Kaplan, o sistema de custeio ABC, mas usando os conceitos de contabilidade misturados com os de analytics.


Acho que o post já está bem longo para um começo de ano. Escrevo sobre a Chrome Web Store no próximo post. 


Cloud computing é uma coisa bastante interessante. Eu, particularmente, sou heavy-user de serviços baseados na núvem. O Krauss Files só foi possível graças a ela. Gosto muito da idéia de poder acessar TODOS os meus documentos de qualquer lugar e editá-los como eu quiser.


Esse tipo de atividade também faz emergir a discussão sobre privacidade. Se todos os seus documentos estão num computador que não é o seu, então o que é seu? Também surgem várias teorias da conspiração. Mas acredito que é uma grande ferramenta e pode trazer muitos benefícios para todos nós. É preciso somente que saibamos utilizar e fiscalizar as empresas que prestam esse tipo de serviço. 


Usem com sabedoria!

Um comentário:

  1. Usa esse link pra explicar o que é Cloud computing http://informatica.hsw.uol.com.br/computacao-em-nuvem.htm (Pagina do HowStuffWorks.com em portugues )

    ResponderExcluir