5 Dificuldades do Empreendedor Brasileiro

Esse post faz parte de uma mini-série de posts relacionados a empreendedorismo. Não tenho um nome para a série, nem grande planejamento, mas sei muito bem com quem quero me comunicar.

O empreendedorismo está na moda. Qualquer um vira e diz que é empreendedor, seja de si mesmo, seja na comunidade, na faculdade ou em qualquer outro lugar. Pior do que isso, é que todo mundo quer ensinar empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo digital sem entender como ele mesmo chegou ao ponto de se chamar empreendedor e muito menos com as credenciais para passar isso adiante.

São poucos os empreendedores que tem a capacidade de auto-reflexão para avaliar como chegaram lá. Geralmente sabem dizer por que não faliram ou alguma explicação bastante abstrata de como criaram suas empresas. Por isso, quero tomar um outro ponto de vista: o de alguém que está empreendendo e percebendo as reais dificuldades em se fazer isso. 

Os tópicos abordados nos próximos posts passarão pelos seguintes problemas que percebi(quem souber e quiser discutir outros, sinta-se a vontade para compartilhar nos comentários ou via e-mail). Espero que a partir da identificação desses problemas, cada um de nós e nossas instituições possamos agir de modo a resolvê-los. Segue a lista

  1. O isolamento das escolas de negócio e das escolas técnicas 
  2. O desalinhamento teórico das mesmas escolas de negócio e boas práticas de empreendedores
  3. Muito conteúdo de baixa qualidade na internet para os empreendedores brasileiros
  4. Falta de apetite pelo risco de estudantes técnicos devido a altos custos de oportunidade para eles
  5. Falta de conhecimento em como prototipar um produto/serviço( esse problema é bastante grande quando se fala de internet)

Não acho que o governo tenha muito o que melhorar na sua abordagem com a criação de novas empresas. Talvez haja alguns pontos mais técnicos em que uma ajuda politica seja bem vinda, mas acho que em termos do sistema como um todo.

Os próximos posts vão aprofundar cada um dos pontos e convido todos a acompanhar e participar da discussão. No final dessa semana vou publicar os textos dos dois primeiros pontos.


---------------------------------------

Numa rodada de feedback sobre o texto já recebi a pergunta de por quê não há nada sobre o governo nem sobre corrupção aí no meio. Isso acontece pois acredito que o nosso governo tem iniciativas razoáveis para incentivar o empreendedorismo. Por mais que algo no estilo Startup-Chile fosse bem vindo, acho que é um nice to have e não algo tão crítico quanto os pontos acima. A corrupção talvez seja um problema que não toca grande parte dos empreendedores ou que fica visível(nunca sabemos como o Brasil seria sem corrupção... trem bala, malha ferroviária e aeroportuária melhor, who knows?). 

Também acho que depois de ficar 6 meses na Russia, a corrupção no Brasil é  muito juvenil se comparada à de lá e isso não é um problema que um empreendedor vá encontrar aqui, mas lá, é muito provável que sim.




2 comentários:

  1. Bom vou esperar a leva de posts dessa série, adoro textos sobre empreendedorismo porque serve como uma espécie de força motriz que faz eu continuar perseverando com meus sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo está pronto. Vou postar amanhã de noite!

      Excluir