Human Capital - Gary S. Becker

É muito fácil dizer que o futuro de qualquer país está na educação. Muitos que dizem isso falam simplesmente por ser consenso ou por que tem uma leve noção de como isso impacta a economia.


Para aqueles que quiserem ir um pouco além desse argumento raso, recomendo ver o curso do professor Gary S. Becker, Nobel de 92 e atual professor de economia na University  of Chicago - Booth School of Business, que foi disponibilizado por ele mesmo no youtube. Trata-se de uma gravação de seus alunos ao longo do semestre todo. Nas descrições dos vídeos estão, também, a bibliografia da aula e as anotações dos alunos. Foi esse o curso que garantiu a ele o Nobel, para quem quiser ler o artigo enviado à academia, é só clicar no link: http://goo.gl/zC4Fq


Abaixo está a segunda aula do curso, na qual começa a explicar um modelo simples de como a renda é uma função do capital humano empregado e desenvolvido num país. Ele começa de um modelo bem simples em que cada adulto não tem distinção de gênero, mas tem, por definição um filho. Ao longo das aulas vai trazendo o modelo para mais perto da realidade.







A playlist das aulas pode ser enontrada aqui:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=9334868E7A821E2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário