Ainda há esperança! como os protestos de São Paulo estão mudando os brasileiros(pelo menos, temporariamente)

Já tem alguns dias que acompanho pelo facebook e prensencialmente passando pela paulista os protestos que tem acontecido em São Paulo. Ouvi gente dizer que essa é a primavera brasileira, vi gringo falando no youtube que o gigante acordou, enfim: muita gente falando e pouca medida sobre de fato o que acontece. 

Acho que uma forma de testar se realmente os protestos tiveram algum impacto é ver como os brasileiros, mais especificamente os paulistas mudaram seus hábitos de procura na internet depois de todas as manifestações e demonstrações violentas da PM de SP.

O teste proposto é simples: depois de feitos os protestos, tinha mais gente procurando videos no youtube e paginas na web sobre o protesto ou sobre a copa(das conferederações ou mundial)? 

Testar a habilidade do brasileiro em dizer não ao lazer e sim ao trabalho é algo bem complicado, já é de conhecimento de muitos que várias leis altamente impopulares são aprovadas durante a copa do mundo e principalmente quando o Brasil joga na copa.

Para ver isso, uma das minhas ferramentas favoritas e grátis na web: o Google Trends. Basicamente, o que ele faz é contar a comparar termos que são pesquisados no Google, Google New, Youtube e outros canais de busca do próprio Google.

O teste consiste em comparar a busca por "Protesto", "luan santana" e "copa"(servindo assim para a copa das confederações de sábado e a copa do mundo) para ter uma noção do quanto as pessoas em geral, sem ser o SEU social graph no facebook está interesasda em deixar de se divertir e pesquisar/entender coisas mais importantes, como a situação política do momento. 

Vamos ver isso em duas partes: Web Search e Youtube searches. A web é um sensor um pouco mais neutro, pois uma busca web pode acontecer por inúmeros fatores, inclusive busca por entretenimento. Já o youtube, por ser um site de videos é muito mais frequentado para buscar entretenimento, então espera-se mesmo que haja menos buscas por coisas sérias neste do que naquele.  Aos gráficos:



fonte: http://www.google.com/trends/explore#q=protesto%2C%20copa%2C%20luan%20santana&geo=BR&date=today%201-m&cmpt=q (cuidado que as datas são ajustadas, 30 dias para trás da publicação, 16 de junho de 2013)

Nesse gráfico dá para ver que o protesto teve seus méritos, passou o "luan santana" nas buscas mas com a copa das confederações no sábado, não teve fôlego para atrair mais gente do que o futebol. Isso é normal, um mês antes do Mubarak ser deposto o seu volume de buscas em web também era bem baixo e não chegava perto do volume de um popstar local(Amr Diab), veja o gráfico aqui. Para nós, ainda há esperança! No Egito a internet refletiu a indifnação da população quando na segunda feira dia 31 de janeiro de 2011 o governo bloqueou a internet do país. Quando voltou, houve um pico de procuras pelo governante e, na semana seguinte, o ponto destacado, houve a sua deposição. Veja o gráfico:



No Brasil, um passo importante foi que no youtube as buscas pelo protesto de São Paulo já superaram as buscas pela copa, o que é bastante positivo, ainda mais que na segunda-feira, dia 17 haverá um protesto ainda maior. Não dá para dizer qua queda do "luan santana" no domingo foi por causa do protesto, mas ainda é cedo para dizer.
A grande conclusão que chegamos é de que no mês anterior à deposição de Mubarak, a grande maioria continuava a vida normalmente e uma ação radical fez com que o país todo se indignasse com a postura. A esperança que tenho é de que o último protesto tenha sido o a retaliação mais pesada da polícia até hoje, e que de agora em diante a postura da PM seja um pouco mais coerente com o nosso modelo de sociedade. Já dá para ver que esse movimento não é um "movimento politico pequeno" e já deixa mais gente curiosa a respeito do que a copa.

Amanhã veremos


Detalhe: ainda nem entraram nos dados os protestos que estão aparecendo pelo mundo todo. 

Update 23:53 - Se isso acontecer, estou redondamente errado e a reação da população está apenas começando: https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1011147_370536046381009_489193684_n.jpg


Um comentário: