Procurando um roomate?

Todo mundo que é de fora de São Paulo e também de fora do Brasil sabe como é estressante procurar um lugar para morar perto da faculdade. Existem vários sites, quase todos focados em alugar imóveis e poucos em arrumar roomates e ajudar estudantes a acharem uma moradia com valor de estudante.

Esse problema é ainda maior quando vc é estrangeiro. É raro encontrar uma descirção de imóveis em português e, por mais que tradutores online tenham evoluido, ninguém quer correr o risco de alugar um apartamento com uma "vaga" achando que é uma "vaca"(lembro de gringos me perguntando pq tínhamos apartamentos com vacas aqui em São Paulo).


Alguns semestres/anos atrás, enquanto eu estava na International Network, tinhamos criado um mapa de acomodações manualmente. Recebiamos e-mails da CRI e de alunos procurando roomates e colocávamos no mapa. Nos primeiros semestres foi uma boa solução, tivemos mais de 80 mil visitas, mas a informação foi expirando. Era dificil atualizar os dados e manter o log das atividades.

Assim que voltei do intercâmbio, depois de ter estudado um pouco de algumas tecnologias abertas pela web, tentei resolver o mesmo problema de uma forma mais elegante. Nisso, nasceu esse mini projeto:



A idéia é simples: se vc está procurando inquilinos aqui perto da FGV, vc preenche o formulário no site e um anúncio é criado no mapa com os detalhes; de graça.

Por outro lado, se vc está procurando um lugar para morar(intercambistas, principalmente), pode entrar no site e ver pelo mapa a localização de cada apartamento e entrar em contato com o anunciante. Além disso, comentar e saber a opinião de quem já ficou lá. Abaixo está um pequeno preview do mapa.



No próximo post, vou mostrar como fiz isso e como qualquer um sem experiência em programação pode fazer, apenas alterando alguns pedaços de código e usando ferramentas disponíveis na web

O site está em beta, por tanto, quem tiver algum feedback a respeito, por favor comente aqui ou me mande por e-mail =)

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário