Gamefication - Coursera

Apesar de nunca ter postado aqui nada sobre gamefication, é um tema que tenho estudado bastante nos últimos meses.

Gamefication é trazer elementos de jogos e atitudes de design de games para situações não "Gameficadas". A frase é meio estranha, mas basicamente, é como criar uma estrutura de egajamento usando o conhecimento que se tem de games.

O exemplo mais comum de gamefication aplicada é o Foursquare. O Foursquare não passa de um mapa com diversos lugares de initeresse curado pelos usuários. Muitos aplicativos tentaram fazer isso com crowdsourcing e, quase todos, falharam. É muito complicado conseguir manter uma comunidade funcionando por inéricia. Por isso, importar alguns elementos de outras áreas muitas vezes é uma boa opção.

Abaixo um video introdutório do assunto, de um Game Designer e escritor do livro Gamefication by Design, que nada mais é do que uma revisão do Marketing de Relacionamento usando Game Elements. 

Esse é o link do livro: http://goo.gl/HbZaG
A primeira parte é interessante. Na segunda ele começa um turorial de programação de forum aplicando os conceitos.... bem chato



Basicamente, Gamefication é isso. 


Se vc gostou do video e do livro, deixo também essa outra dica:

Nessa segunda-feira, começõu o curso do Coursera sobre o assunto. O curso funciona como um curso presencial, com lição de casa e atividades. 

https://class.coursera.org/gamification-2012-001


Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário