Value Based Marketing

Sempre houve uma rixa entre as pessoas das Finanças e as pessoas do Marketing. Os primeiros, dizem que criar valor é aumentar o preço das ações da empresa, os últimos dizem que é entregar uma solução que gere bem-estar para o cliente.

Afinal, quem está certo? Melhor ainda, existe certo? Essa talvez seja uma briga que nunca termine pois cada um dos lados olha para um stakeholder diferente. Há, porém, alguma coisa no meio dos dois. Algo que agrade ambos os lados.

Não sei quem aqui já fez a eletiva de Métricas de Marketing, mas nela somos apresentados para um autor chamado Peter Doyle. Ele dá ao Marketing uma visão que enxerga não só o cliente, mas também o impacto do cliente no preço da ação e, por conseqüência, o acionista.

A idéia é simples: as ações de Marketing devem ser mensuradas e investidas de forma que maximize não só o valor ao cliente, mas também o valor ao acionista. Dessa forma, são propostas métricas que vão das pesquisas de mercado até o DFC da empresa.

O começo da tese vem da ligação entre as três grandes áreas em questão. Marketing, Finanças e Operações são, essencialmente, as partes da organização que geram valor diretamente. Como Operações considera também a área de RH e TI.

Um comentário:

  1. Peter Doyle nesse video toca em um ponto basico e importante. Qualquer empresa bem sucedida sabe que e mais barato manter um cliente do que conseguir novos. E para manter seus clientes eles tem que estar satisfeitos.
    Para qualquer empresa, um customer service eficaz eh fundamental.

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