Open Courses

Está na moda disponibilizar o material dos cursos na internet!


A moda que começou no MIT se estendeu para o resto do mundo. Tanto foi que criaram até uma entidade para monitorar e centralizar esse tipo de atividades promovida pelas universidades. Para quem tiver interesse, esse é o link da entidade, o Open Course Ware Consortium: 


http://ocwconsortium.org/courses/ocwsites


É legal ver como a mentalidade das instituições está mudando. Antes e ainda em muitas delas, TER o conhecimento ou a patente dele era o grande diferencial competitivo e gerador de prestígio. Agora, mais do que nunca, estão percebendo que bom não é o que tem, é o que SABE criar. Aos mais céticos, acreditem: isso é o grande pressuposto por trás do movimento open source presente nos softwares. Liguem os pontos e vejam por quê algumas companhias vão bem melhor do que outras no longo prazo(leia-se microsoft e Oracle ou Google, por exemplo). Chega de divagar sobre competitividade, depois eu escrevo um post sobre open source.


Voltando aos cursos online; não vou entrar muito a fundo no mérito do ensino à distância pois é uma discussão que possui diversos pontos de vista, mas resumirei o meu.


Algumas vantagens e implicações

  • Autonomia - Você tem autonomia de estudar o que quiser e quando quiser, ninguém vai te cobrar nem nada, por isso, a consequência é uma caraga de responsabilidade muito maior. Acaba que a autonomia vem tanto para as coisas boas como para as ruins(perceber que gastou tempo e não aprendeu muito). Além do que, lembre-se que ao final da faculdade, será você e você mesmo! Autonomia é imprescindível
  • Maturidade - Uma vez que está nessa sozinho, ou sem um mentor, é preciso aprender a pesquisar. Isso requer um perfil de curiosidade acima da média, mas vale o risco tentar.
  • Redes de aprendizado - Alguém ja ouviu falar de um livro chamado Sociedade sem Escolas? Se não ouviu, ouça; melhor ainda, leia!

Não tive intenção de aprofundar no assunto, só salientar alguns pontos. Como considerações finais, acho que esse movimento de open courses é um pouco controverso. Me parece ser uma forma cool de introduzir os cursos à distância numa sociedade que cria bastante polêmica sobre eles. Começa disponibilizando material de aula, depois, vídeos, daí, quando vai ver, já tem o curso todo online e estão vendendo o acesso a determinadas partes do material. 

Abaixo os links de alguns OCWs. O básico do básico, Yale, com um canal no youtube para os cursos e um site para baixar os materiais. Ruim é que nem sempre a bibliografia está disponível no site por causa dos copyrights. Porém, nada que uma busca bem feita no Google não resolva. Creative Commons ainda vai chegar às editoras...



http://oyc.yale.edu/economics


http://www.youtube.com/yalecourses


Um exemplo aqui do Brasil é a Unicamp:


http://ocw.unicamp.br/index.php


Aqui há poucos cursos e eles tem um formato meio estranho de baixar uma espécie de Wire-frame do curso em um arquivo compactado. Talvez algumas pessoas tenham problemas com esse formato, mas acho válido colocar essa barreira. Só se dá bem num curso desses quem, à frente do problema, consegue achar uma solução por conta própria. rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário