Wolfram Alpha

Por indicação de um amigo, descobri esse site:


Wolfram Alpha


Não sei definir ao certo o que é ele, mas é algo entre um mecanismo de busca e um agregador de bases de dados... mais conhecido como um answer engine. Quem tiver interesse por isso, vale a pena conferir também o Vark.com, porém muito mais simples e social. Muito legal seria se no Brasil houvesse bases de dados publicamente disponíveis como nos EUA. Aliás, foi disso que o professor Claudio Furtado reclamou numa das aulas de Private Equity. 


Para ter uma noção do que é esse Wolfram Alpha, se entrar com o termo de pesquisa "petrobras"(lembrando que a Petro tem papéis negociados nos EUA), olha o que ele faz:


http://www.wolframalpha.com/input/?i=petrobras


Isso é válido para todas as empresas de capital aberto dos EUA, pois a base de dados com os demonstrativos financeiros é tal que permite uma fácil indexação... ao contrário daquela que temos na Bovespa, que precisa de um programa muito bizarro para conseguir abrir... e a interface é pior ainda.


Olhem essa resposta:


Temperatura em Londres quando Ghandi morreu....


http://www.wolframalpha.com/input/?i=temperature+in+london+when+ghandi+died&a=*DPClash.CityE.london-_**London.GreaterLondon.UnitedKingdom-.dflt-&a=*DPClash.PersonE.ghandi-_*IndiraGandhi-


Voltando à Petrobras, o Wolfram faz praticamente um trabalho de Fin I só entrando o nome da empresa. Imagine o nível de picaretagem que não haveria na Escola se a bovespa tivesse os dados disponibilizados da mesma forma?


Deixo aí a ferramenta, usem com sabedoria.



2 comentários:

  1. Aqui tem uma palestra do criador do Wolfram Alpha no TED:
    http://www.youtube.com/watch?v=60P7717-XOQ&feature=player_embedded

    Esse site é a salvação de todos os alunos de cálculo I. (:

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. POw! da hora kra!

    vou ver o video depois.... agora tenho prova de Direito... --'...

    picaretagem pura

    ResponderExcluir