To Groupon or not to Groupon

Num dia desses, fucei um pouco na pagina de working papers da Harvard e achei um que me chamou a atenção. Um sobre a lucratividade de altos descontos ilustrado por um site da moda: Group On.


Aqui no Brasil, o group on não é o líder, como na maioria dos outros países em que atua. Perde para o Peixe Urbano. Para quem não conhece, esses são sites de compra coletiva. Nesses, o site entra em contato com algum estabelecimento e negocia um alto desconto mediante uma venda incremental enorme. Com a promessa de levar novos clientes ao estabelecimento, são dados altos descontos que serão validos somente se determinado número de vouchers forem vendidos.


Os usuários que se inscrevem no site recebem as promoções e podem comprar esses vouchers para usar o desconto negociado. 


Basicamente, é uma ferramenta de discriminação de preços e de promoção. Discriminação de terceiro grau pois é através de um segmento facilmente identificável(os cadastrados no site, que têm um perfil psicográfico próprio) o estabelecimento consegue abocanhar parte do excedente do consumidor mais sensível a preço.


A promoção é um componente complicado nessa equação. Existem vários tipos de impacto. O consumidor é impactado com comunicação massiva e viral e ao mesmo tempo por uma promoção de vendas(no sentido mais tradicional da palavra). Se olharmos pelo modelo AIDA de comunicação, a atenção e a intenção já foram conquistadas no momento em que o usuário se cadastrou no site. Entrou lá pois queria receber descontos interessantes de produtos que ele consome. Assim, quando recebe uma promoção de um desses sites, metade do caminho já está andado. Para chegar à ação, é preciso apenas que a oferta desperte o desejo dele.


Mas voltando ao artigo, me chamou a atenção por ser uma publicação de um doutorando da Harvard Business School e pelo foco em modelagem matemática que ele apresenta. 


 http://www.hbs.edu/research/pdf/11-063.pdf


Vale a leitura para o começo de semestre, que ainda não tem nada muito pesado para entregar nem ler. Vale também para fazer uma média com os professores de modelagem também.


Para quem gosta desse assunto, indico a eletiva de Avaliação e Mensuração de Ações de Marketing. Cada vez mais o professor está se aproximando de coisas desse gênero. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário